Outro caso de necessidade cirúrgica é quando existem cistos ovarianos nas mulheres, especialmente se esses cistos tiverem mais de 6 cm, a presença de teratoma (que é um tipo de tumor benigno), e claro, se ele tiver a suspeita de ser maligno.
Caso o cisto em questão seja benigno, ele é retirado, sendo feita também a manutenção do tecido ovariano por meio da ooforoplastia, procedimento priorizado em pacientes jovens.
Contudo, se ele for maligno, ou mesmo se a mulher estiver na menopausa, o mais aconselhável é a retirada completa dos ovários (ooforectomia).
A ooforoplastia é uma técnica cirúrgica indicada para remover cistos do ovário, sem a necessidade de retirar o órgão, preservando sua anatomia. A ooforoplastia pode ser realizada por meio da laparoscopia, uma cirurgia endoscópica minimamente invasiva que permite visualizar os órgãos do sistema reprodutor com detalhes através de imagens ampliadas em um monitor de vídeo.
Com essa abordagem, o período de internação hospitalar e o tempo de recuperação são menores, tornando o procedimento mais seguro e eficiente.
A ooforoplastia é indicada em casos em que é possível remover a entidade que afeta os ovários sem precisar retirá-los, como na presença de cistos causados pela endometriose, uma doença que pode causar inflamações e formação de cistos nos ovários.
Apesar de ser uma cirurgia minimamente invasiva, a ooforoplastia pode apresentar algumas complicações, como infecções. É importante que a paciente siga as recomendações médicas para garantir uma recuperação tranquila e sem complicações.
O tempo de recuperação pode variar de acordo com a idade e condições físicas da mulher, e é fundamental evitar esforços físicos no período pós-cirúrgico.
Além disso, é importante mencionar que a ooforoplastia pode não garantir a cura completa da doença em alguns casos, sendo necessário um acompanhamento médico constante para monitorar a evolução da condição.
Quero lembrar que, como médica especialista em Ginecologia e Obstetrícia, realizo esse procedimento, juntamente com outras técnicas, como a ooforectomia, que consiste na remoção total dos ovários.
Se você tem dúvidas ou necessita de mais informações, entre em contato e agende uma consulta. Estou aqui para cuidar da sua saúde!
Você merece cuidar da sua saúde íntima. Agende já sua consulta com a Dra. Andréia e tenha a tranquilidade de estar em boas mãos. RQE/PR 27558 e 27566.
Dra. Andréia Gozzi Rivayrand | CRMPR 42313 | Este site obedece as orientações do Conselho Federal de Medicina e do Código de Ética Médica, que proíbe a apresentação de fotos de pacientes, resultados ou procedimentos. As informações nele contidas podem variar conforme cada caso e representam apenas uma ideia genérica do atual estágio das técnicas apresentadas, não substituindo, em hipótese alguma, uma consulta médica tradicional e muito menos representando promessas de resultados.