Bartolinectomia com Laser de CO2

O que é o cisto de Bartholin

O cisto de Bartholin é um problema que ocorre na vulva e pode ser muito incômodo para a mulher. Apesar disso, podemos tratá-lo de forma eficaz com o Laser de CO2.


Para compreendermos mais sobre esses cistos precisamos, primeiramente, entender o que são as glândulas de Bartholin.


Essas glândulas ficam localizadas na vulva, em ambos os lados perto da abertura da vagina e são umas das responsáveis pela produção da lubrificação feminina.


Eventualmente, pode ocorrer dos dutos que liberam o muco que elas produzem se bloquearem e, então, o líquido ficará acumulado, formando o Cisto de Bartholin. 


As principais causas da obstrução destes dutos geralmente decorrem de uma infecção ou lesão local. Porém em alguns casos esta obstrução pode ocorrer mesmo na ausência de infecção. 

Quais os sintomas do cisto de Bartholin?


Muitas vezes, o cisto de Bartholin é assintomático, ou seja, a paciente pode não sentir nenhum desconforto. Inclusive, estes cistos podem regredir naturalmente.


Todavia, o cisto pode crescer muito, tornando a vulva disforme e causando dor e incômodos ao sentar-se, caminhar ou ter relações sexuais.


Além disso, ele poderá infeccionar e formar um abscesso doloroso, parecido com um furúnculo. Caso isso ocorra, estaremos diante de um caso de Bartholinite, e a mulher pode ter dor muito intensa, febre, secreção vaginal e a região pode ficar avermelhada.


Nestas situações nas quais o cisto causa muitos sintomas para a paciente, será preciso procurar uma médica ginecologista.


Então, durante a consulta, faremos um exame pélvico no qual será possível identificar o cisto e avaliar se há infecção, para, dessa forma, indicarmos o tratamento mais apropriado para cada situação.

Tratamento do cisto de Bartholin


O tratamento do cisto irá variar de acordo com alguns fatores, como a idade da mulher, os sintomas que ela apresenta e a existência ou não de infecção.


Então, poderemos adotar algumas técnicas:


Uso de antibióticos e drenagem

Poderemos fazer uma drenagem do cisto em consultório, caso ele esteja inflamado e infeccionado.


Então, aplicamos uma anestesia local, de modo a garantir o conforto da paciente, e fazemos uma incisão para retirar o líquido acumulado.


Além disso, caso haja infecção, receitamos o uso de antibióticos, bem como a realização de banhos de assento que podem ajudar na recuperação e controle dos sintomas.


Marsupialização

Para mulheres que apresentam cistos recorrentes, poderemos fazer uma abertura permanente no local para que o líquido não se acumule mais.


Esta técnica é simples e pode ser feita no consultório com anestesia local.

Remoção do cisto de Bartholin com laser de CO2 em Foz do Iguaçu (Bartholinectomia)


Existe também a possibilidade de retirarmos a glândula que gera problemas recorrentes quando outros tratamentos não foram satisfatórios.


Para tal, podemos usar o laser de CO2, técnica moderna e muito eficaz, pois oferece um corte com maior precisão e resultados mais naturais.


Além disso, essa técnica estimula a produção de colágeno na região, o que melhora a cicatrização e deixa a pele mais saudável.


Este procedimento é simples e prático e o realizamos em consultório, com anestesia local.


Devemos ressaltar que, em caso de mulheres acima de 40 anos, os cistos demandam maior atenção.


Assim, encaminharemos o material retirado para análise em laboratório, pois o câncer de vulva pode se apresentar de forma similar.


Todavia, apesar dos sintomas incômodos, em grande parte dos casos, o cisto de Bartholin não é um problema grave.


Então, ao notar alterações na vulva, procure uma ginecologista para lhe auxiliar.


Assim, poderemos adotar o tratamento mais indicado para seu caso de modo a lhe devolver a qualidade de vida e bem-estar.