Lesões, HPV, Verrugas: Tratamentos com laser de co2

O laser de co2 também pode ser utilizado para o tratamento de lesões que são causadas tanto pelo vírus do HPV, quanto por outros problemas, como verrugas, lesões vaginais ou mesmo no colo uterino.


O procedimento proporciona o menor dano térmico possível no tecido, e assim, a cicatrização ser realizada de maneira rápida e eficaz.

Tratamento HPV com Laser de CO2


Atualmente, o tratamento do HPV com laser de CO2 tem se mostrado muito eficaz e falamos mais sobre o assunto neste texto.


O vírus HPV (Papilomavírus Humano) é o principal responsável pelo surgimento de câncer de colo uterino.


É um vírus sexualmente transmissível altamente contagioso, ou seja, um único contato já é suficiente para a contaminação.


Assim, a camisinha feminina ou masculina é uma forma eficaz de prevenção. Além disso, a vacina do HPV é segura, gratuita e está incluída no Calendário Nacional de Vacinação para crianças e adultos jovens com imunossupressão. 


De acordo com a ANVISA, ela deve ser aplicada em meninos  e meninas com idades entre 9 a 14 anos. Adultos também podem se vacinar pela rede privada, mas há uma queda na eficácia da vacina com o passar da idade. 

Quais são os sintomas da doença?


Muitos homens e mulheres com o HPV não possuem sintomas. No entanto, isso não quer dizer que eles não possam infectar outros indivíduos pelo contato sexual.


Na realidade, o HPV pode ser perigoso, especialmente para as mulheres, exatamente por não causar sintomas, o que faz com que as pacientes não procurem auxílio médico.


Mesmo sem dar alerta, o vírus pode se instalar e danificar as células do colo uterino e, quando a paciente descobre, já pode estar com lesões pré-câncer ou até mesmo câncer na região.


Quando apresenta sintomas, o principal é o surgimento de verrugas na região genital ou na pele ao redor. Além disso, pode causar ardência no local das verrugas, bem como coceira nas partes íntimas.

Como fazemos o diagnóstico?


Considerando que o HPV pode ser assintomático, a execução de exames preventivos periódicos é essencial, sendo o Papanicolau o mais eficaz para este caso.


Este exame consiste no rastreamento das células do colo uterino e vagina, e detecta precocemente alterações induzidas pelo vírus.


Receber o diagnóstico de HPV pode ser incômodo, mas não significa que a paciente precise se envergonhar. Nesse momento, o essencial será focar no tratamento e cuidar para não contaminar suas parcerias sexuais. 


Tratamento HPV com Laser de CO2 em Foz do Iguaçu com Ginecologista Especialista

Devemos ressaltar que o tratamento do HPV foca nos sintomas e na prevenção da evolução para um possível câncer no trato genital. Ou seja, não existe um remédio que mate o vírus do HPV.


No entanto, pesquisas atuais mostram que, após 1 ou 2 anos, o sistema imunológico de 80 a 90% das pessoas é capaz de destruir o vírus.


Quando a paciente apresenta sintomas, como verrugas ou feridas na vulva, vagina ou colo uterino, atuar sobre elas será essencial para evitar a evolução da doença.


Atualmente, o tratamento com laser de CO2 é uma das melhores indicações para o HPV com uma eficácia de cerca de 90% e taxa de recidiva menor que 2%.


O procedimento consiste em cauterizar as feridas com o laser, que consiste em uma energia focada capaz de destruir as proteínas intracelulares e o DNA viral.


Esta é uma técnica muito precisa e eficaz, realizada no consultório com anestesia local.


O tempo de cicatrização é de cerca de 3 a 6 semanas e a quantidade de sessões irá depender de cada caso, sendo que avaliaremos a evolução da paciente em consulta. 


Então, tenha sempre uma Ginecologista de confiança para fazer seus exames de rotina, isso poderá fazer toda diferença para sua saúde.


Caso identifique o HPV, procure se informar sobre seu tratamento com o laser de CO2!